Aulas de step são dinâmicas e oferecem diversos benefícios. Confira!

As aulas de step estão entre as mais populares das academias, visto que a modalidade oferece os principais benefícios buscados pelos praticantes de atividade física como a melhora da forma física, perda de peso e desenvolvimento da coordenação motora. Cheia de ritmo e energia, as aulas de step são uma boa alternativa aos treinos aeróbicos. A modalidade é praticada com ajuda de um pequeno degrau, o step propriamente dito, o qual a altura varia de acordo com o condicionamento físico do aluno, quanto mais resistente, mais alto o step.

Assim como diversas outras modalidades fitness, as aulas de step tiveram origem nos Estados Unidos. Gin Miller, após uma sequência de lesões nos ligamentos do joelho, foi submetida a diversos exercícios de fortalecimento dos membros inferiores, elaborados basicamente com os movimentos de subir e descer escadas, estes foram fundamentais para sua recuperação. Com grande conhecimento sobre exercícios aeróbicos, Gin desenvolveu uma nova modalidade que inicialmente era praticada apenas em degraus de escadas reais. Porém, uma famosa marca de produtos esportivos interessada na prática desenvolveu o equipamento ideal para as aulas, o step como conhecemos hoje. Práticas e eficientes, as aulas de step invadiram as academias de todo o mundo.

Subir e descer do step, este é o movimento básico nas aulas de step, mas se engana quem pensa que as aulas são somente isso. De acordo com o aumento da resistência dos alunos os movimentos se tornam mais complexos, ritmados e combinados com movimentos dos braços, com ou sem halteres. É possível acrescentar também pulos e giros aos exercícios, o que torna a prática mais atraente e dinâmica. Os exercícios de step podem ser realizados em aulas apenas da modalidade ou em um circuito de exercícios, em ambas os movimentos devem ser definidos de acordo com o objetivo e condicionamento físico do aluno.

As aulas de step são indicadas para as mais diversas finalidades, visto que oferece diversos benefícios por trabalhar todo o corpo durante os exercícios. A prática de Step melhora a condição cardiorrespiratória, aumenta a consciência corporal (senso de ritmo, coordenação motora, noção espacial); eleva a resistência e força muscular; melhora a postura, maior definição nos membros inferiores e tonifica os braços, fortalecimento dos ossos e ligações, auxilia na perda de peso, ajuda na liberação do estresse, proporciona bem-estar físico e psicológico, entre outras vantagens.

Que tal oferecer aos alunos da sua academia aulas de step e todos esses benefícios? Visite o site da Slade Fitness e conheça as opções de equipamentos disponíveis.