Com baixo impacto, hidroginástica é ótima opção de atividade física

Se você é daqueles que não gosta de academia e de exercícios de musculação em geral, uma ótima opção é recorrer às atividades aquáticas. Uma alternativa para quem busca melhorar o condicionamento físico e sair do sedentarismo é a hidroginástica. Embora ela seja muito rotulada como uma prática de pessoas da terceira idade, devido aos baixos impactos, isso não é uma regra, muitos jovens e adultos também realizam e sentem melhorias significativas no corpo.

Muito recomendada a pessoas com desvios posturais, dores nas articulações e na coluna, a hidroginástica é realizada dentro da piscina, mas não exige que o praticante saiba nadar. Como em qualquer outro tipo de atividade física, é importante seguir a orientação de um profissional devidamente capacitado e qualificado para esta função. Só assim, os benefícios trarão resultados positivos para a saúde, como o estímulo do sistema cardiorrespiratório. Os exercícios podem ser realizados em grupo ou individualmente, o que pode variar de acordo com a necessidade de cada pessoa. Quando praticada em grupo, é capaz de proporcionar interação entre os participantes e um ajudar o outro no que for preciso. Resistência e força muscular também estão na lista de benefícios dessa prática, além do fortalecimento da musculatura.

Da mesma maneira que os aparelhos nas academias são fundamentais para a execução das atividades, na hidroginástica não é diferente, pois os acessórios também são importantes para que mais exercícios possam ser realizados dentro da água. Capa térmica, corrimão, nadadeira siliconizada e bóia são alguns dos itens e todos eles, você encontra na Slade Fitness, loja de artigos esportivos, que atua com material de qualidade e próprios para diferentes finalidades.

Antes de começar a praticar hidroginástica, é preciso ficar atento a alguns cuidados e tomar as precauções necessárias como a de passar em consulta médica para verificar se não há nada que o impeça de praticá-la. Outra recomendação é começar devagar, principalmente se você nunca praticou atividades antes, com o tempo certamente irá conseguir aumentar a própria capacidade. Praticar regularmente e alternar com outros tipos de atividade física, como a caminhada, favorece ainda mais o perfeito funcionamento do organismo e pode trazer excelentes resultados.