Conheça os fundamentos do vôlei

Nas Olimpíadas, vimos a seleção brasileira de vôlei masculino arrebentando nas quadras, garantindo mais uma medalha de ouro para o nosso país. A vitória despertou novamente o interesse dos brasileiros para a modalidade, que pode ser considerada a segunda mais querida no Brasil, ficando atrás somente do futebol. Mas poucos conhecem os fundamentos deste esporte.

Fizemos uma lista para que você entenda tudo sobre o vôlei. Confira:

Saque – É o fundamento que dá início ao jogo. Pode ser executado parado, no qual o atleta não salta, apenas segura a bola com uma das mãos, lança-a para cima e com a mão livre dá um golpe na bola forte, o suficiente para chegar do outro lado da quadra.

O saque também pode ser feito saltando, mais conhecido como “saque flutuante” ou “viagem”. Aqui o jogador lança a bola para cima da mesma forma que em um ataque. Após correr atrás da bola, com um impulso dos braços, salta e golpeia a bola para atravessar a quadra.

Toque – este fundamento é realizado com as duas mãos, quando a bola está acima da cabeça do atleta. O braço precisa estar semiflexionado e sobre o rosto. Esta técnica pode auxiliar outros fundamentos do esporte.

O jogador deve tomar cuidado para não executar  esta jogada com  o que chamamos de “carregada” ou “condução”, quando a bola fixa na palma da mão e é conduzida para uma certa direção. Para evitar esse problema, deve ficar atento ao posicionamento das mãos e a altura da bola, que não deve ser pega na altura do peito.

Bloqueio – é um fundamento de defesa, realizado próximo a rede. Porém, não se deve encontrar na mesma. Sua execução é simples, necessário somente um salto com as duas mãos levantadas em busca da interceptação da bola.

Manchete – Fundamento utilizado quando a bola está mais baixa que o necessário para o toque. O atleta deve unir os dois braços para receptar a bola no antebraço. As pernas precisam ficar semiflexionadas.