Corpo em forma para o verão? Conheça as atividades físicas mais comuns

Atividades físicas são extremamente benéficas a saúde e devem ser realizadas durante todo o ano, mas é com a proximidade do verão e o aumento da preocupação com o corpo, que a maioria das pessoas buscam pela prática. Academias lotadas e parques cheios são um claro sinal deste aumento de interesse, porém não existe milagre, assim como o aumento de peso e outros problemas de saúde não foram adquiridos em poucos dias, eles também não serão resolvidos rapidamente. Mas nunca é tarde para começar a correr atrás do prejuízo e chegar em melhor forma na estação mais quente do ano, o segredo da boa forma física é a tradicional combinação de exercícios físicos e alimentação equilibrada.

Com o desejo de realizar atividades físicas é comum que surjam dúvidas como: qual modalidade escolher? Qual atividade trará resultados mais rápidos? Exercícios ao ar livre ou em locais fechados? A resposta para todas estas questões é: depende. Os objetivos de cada pessoa, suas preferências, condicionamento físico, disponibilidade, etc. é que irão definir qual atividade física é a ideal. Mas para te ajudar a decidir, a Slade Fitness listou as modalidades mais comuns, características principais e seus benefícios. Confira!

Atividades aeróbicas

Os exercícios aeróbicos são reconhecidos por proporcionar o aumento na queima de calorias, o que auxilia na redução de peso e gordura corporal, além de melhorar capacidade cardiorrespiratória e cardiovascular dos praticantes. Entre as atividades aeróbicas mais comuns estão a caminhada, corrida, bicicleta e alguns esportes coletivos como futebol, basquete e futebol, porém no verão os exercícios aquáticos como a natação e hidroginásticas são bastante procurados.

Com as temperaturas elevadas do verão, é indicado que as atividades físicas sejam realizados em locais mais arejados e como menor incidência de sol. Para aqueles que preferem se exercitar ao livre é importante ficar atento aos horários, o ideal é ir pela manhã, antes das 10h, ou no final da tarde, após as 17h, quando a temperatura está agradável e a incidência do sol não é tão grande.

Musculação

Modalidade popular em todas as academias, a musculação auxilia na conquista de diversos objetivos, visto que aqueles que desejam a perda de peso pode realizar os exercícios com pouca carga e muitas repetições, alcançando a meta de ficar com os músculos mais firmes, mas sem ganhar massa. Já os que ambicionam a hipertrofia, realizam o treino com menos repetições e mais peso, o que estimula o aumento do volume dos músculos e ganho de massa. Seguindo um cronograma de treinos e uma dieta adequada, é possível observar rapidamente os resultados da musculação, independentemente que seu foco seja para fins atléticos, estéticos ou de saúde.

Treinamento Funcional

E que tal perder os quilinhos extras e melhorar o condicionamento físico com um treino, no qual os movimentos se assemelham às nossas atividades cotidianas e todos os músculos são estimulados ao mesmo tempo? Com movimentos livres ou com equipamentos simples, os treinos funcionais podem ser feitos em espaços fechados, mas também ao ar livre, e são indicados para aqueles que não gostam de realizar séries de exercícios repetitivas em máquinas, como acontece na musculação. Com um alto gasto calórico, esta modalidade tem se tornado cada vez mais popular nas academias e parques.

E agora conhecendo um pouco mais destas modalidades de atividades físicas, conseguiu decidir qual a melhor para você? Não se esqueça de tomar alguns cuidados antes, durante e após a prática, principalmente nos dias mais quentes. Use roupas frescas, consuma alimentos leves, beba muita água, uso protetor solar em caso de atividades físicas ao ar livre, use apenas equipamentos apropriados para os exercícios e conte com a ajuda de um profissional. Assim você irá alcançar os bons resultados e aproveitar o verão na melhor forma possível.