Crossfit: veja os cuidados para praticar as atividades sem se lesionar

A ascensão do crossfit tem motivado muitas pessoas à sua prática. A cada dia, novas academias credenciadas abrem as portas e recebem mais adeptos a essa modalidade, que une levantamento olímpico, ginástica e exercícios funcionais. Esse treino tem a capacidade de trabalhar o corpo como um todo, trazendo um resultado muito positivo. Como em qualquer prática, é importante tomar algumas precauções para evitar lesões, que impossibilitam a continuidade das atividades, bem como, trazem danos ao corpo e à saúde.

O crossfit é uma atividade muito completa e sua metodologia é o que tem agradado tantas pessoas. Diferente das academias de musculação, o treino é variado todos os dias, justamente para que o corpo consiga se adaptar e esteja preparado para enfrentar qualquer condição que envolva esforço físico no dia a dia. As lesões, às quais os praticantes estão sujeitos, são as mesmas de outras modalidades, mas geralmente relacionadas à sobrecarga e execução errada dos exercícios.

Otimizar as capacidades físicas é um dos maiores objetivos de quem busca o crossfit, sobretudo, as atividades de alta intensidade precisam estar dentro da predisposição de cada um. O fortalecimento do tronco e das articulações deve ser realizado constantemente, e os alongamentos todos os dias, para que seja suportada a pressão. A evolução do treino tem que ser gradual, e o descanso do corpo respeitado. Embora possa ser realizado por qualquer pessoa, desde crianças a idosos, e independente da condição física, a recomendação é não ultrapassar os limites do corpo e buscar acompanhamento profissional.

As academias costumam adquirir equipamentos como gaiola de parede, cordas, argolas de suspensão, pesos, barras, entre outros, para auxiliar na prática das atividades. Todos eles são comercializados pela Slade Fitness, empresa que possui uma variedade de artigos esportivos para diferentes finalidades. Cada item contribui para uma função específica, portanto, pode ser que você utilize algum deles, senão todos, em algum momento do seu treino. Seja com auxílio externo ou utilizando o peso do próprio corpo, todas as atividades do crossfit têm como objetivo melhorar o condicionamento físico, trazendo mais qualidade de vida, se praticado com responsabilidade.