Entenda porque a dor não é sinônimo do aumento da massa muscular

A constante busca por um corpo bem definido é o que motiva muitas pessoas a realizarem treinos específicos, em especial para o aumento da massa muscular. Embora exista uma crença de que a lesão é importante nesse processo, essa é uma teoria que foi contestada por uma pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, que aponta que essa relação não existe. De acordo com o Jornal da USP, o estudo chegou à conclusão de que os músculos vão crescer apenas com o aumento da síntese proteica, após a redução das lesões no decorrer do treinamento. Os resultados apontados na pesquisa ajudam os praticantes a definirem adequadamente os seus treinos para o alcance dos objetivos esperados.

O estudo avaliou dez homens jovens que realizaram treinamento de força durante dez semanas, sendo que as variáveis envolvidas na pesquisa (taxa de síntese proteica, dano muscular e hipertrofia muscular) foram medidas no começo, na terceira e na última semana de treino. As análises comprovaram que a lesão e a dor não são a explicação para o aumento da massa muscular, nem ao menos são agentes potencializadores, como muitos acreditam.

O dano muscular faz com que a taxa de síntese de proteínas seja utilizada para reparar o tecido muscular e não para fazê-lo crescer. Assim, o treino de força para o aumento da massa muscular deve ser iniciado com exercícios que causem menos danos, cuja intensidade pode ser aumentada conforme os danos diminuem no decorrer do treino. Para os praticantes de exercícios físicos que têm esse objetivo, é importante entender que só quando o dano é atenuado que a taxa de síntese de proteínas favorece o aumento da área muscular. Ou seja, o treino não precisa começar com uma intensidade tão alta e sim, de acordo com a capacidade de cada um.

Isso não significa que a prática não precise ser intensa, sendo que o esforço deve permanecer o mesmo, mas com menos desgaste ao músculo logo no início. O aumento da massa muscular exige um treino supervisionado e com os devidos equipamentos e acessórios que a Slade Fitness dispõe e é possível encontrar em sua loja virtual. Acesse o site e confira os artigos esportivos disponíveis para diferentes modalidades.