Estudo da USP aponta benefícios do exercício físico em obesos com asma

Os inúmeros benefícios da prática de exercícios físicos já não são mais novidade. Seja para evitar problemas de saúde, para ganhar condicionamento ou para controlar doenças crônicas, se realizada dentro do permitido pelos médicos e profissionais da área de educação física podem melhorar consideravelmente muitos indicadores. Para que isso seja possível, é interessante contar também com os devidos aparelhos e acessórios, que certamente irão contribuir para um desempenho ainda melhor. De acordo com o Jornal da USP, um estudo realizado na Faculdade de Medicina (FMUSP) apontou os benefícios do exercício físico em obesos com asma. Os pacientes submetidos a uma dieta balanceada e a uma rotina de exercícios tiveram uma melhora significativa na função pulmonar e nos medidores inflamatórios da doença.

A pesquisa sobre exercício físico em obesos com asma, publicada na Medicine & Science in Sports & Exercise, mostrou que o fato deles se tornarem fisicamente ativos, fez com que apresentassem melhoras nos níveis de ansiedade e depressão. Para se ter uma noção, em todos esses indicadores, os pacientes obesos tiveram uma melhora do quadro de asma superior ao de pessoas saudáveis submetidas a uma mesma rotina. A perda de peso também foi uma das constatações, o que é determinante para o tratamento da asma.

Patrícia Duarte Freitas, responsável pelo estudo de exercício físico em obesos com asma, se dedica há algum tempo a essa vertente e junto de seu orientador, Celso Ricardo Fernandes de Carvalho, da FMUSP, realizam no momento um estudo comportamental para mudar o nível de atividade física de obesos com asma por meio de um programa de caminhadas que os pacientes vão realizar em casa, cujo objetivo é avaliar os efeitos no controle clínico da doença e de outros fatores associados.

A Slade Fitness é especialista em artigos esportivos para as mais diferentes modalidades. Desde que com autorização médica, a prática de atividade física é muito importante e precisa ser preservada em todas as idades. Em especial o exercício físico em obesos com asma pode ser um grande aliado para os portadores dessa doença, conforme apresentado no estudo citado neste post. Caso precise de qualquer item para auxiliar nas atividades, consulte o site e confira as opções. A empresa trabalha com condições diferenciadas para lojas e academias, e realiza entregas em todo o Brasil.