Exercícios para 2019: descubra tendências para começar o ano em forma

Sobre os benefícios dos exercícios físicos, uma série de especialistas falam, mas difícil mesmo é o processo de descobrimento daquele que mais se adequa ao corpo e ao estilo de vida. Os enormes índices de desistência das pessoas nas academias de ginástica mostram o quanto realizar uma atividade que não agrada, apenas pela necessidade, nem sempre é suficiente. Vários são os motivos que levam as pessoas a buscarem diferentes modalidades e aquelas que estão em maior ascensão costumam ser as mais populares. Além dos benefícios que apresentam, elas podem ser realizadas em conjunto com outras pessoas, o que é um estímulo a mais. Para o novo ano que se inicia, com base nos rendimentos do ano anterior, já se têm uma ideia de quais são as principais recomendações de exercícios para 2019. Assim, não haverá desculpas para ficar em casa.

Entre as principais apostas de exercícios para 2019, estão os treinamentos realizados em grupo. Essas atividades que ocorrem não só dentro das academias, como também fora, como os grupos de corrida nos parques, costumam incentivar cada vez mais pessoas a participar. O treinamento HIIT, que nada mais é do que aquele realizado em alta intensidade com o peso do próprio corpo, também está na lista. Ótimo aliado para a perda de peso e definição do corpo, ele é capaz de aumentar a força e a resistência cardiorrespiratória.

Outra possibilidade é o treinamento funcional, que utiliza de atividades rotineiras, como pular e correr. Praticado como alternativa ao remédio, ele pode ajudar no combate a algumas doenças ou mesmo evitar o seu surgimento. Entre os exercícios para 2019, também estão os destinados aos idosos, uma vez que diante do aumento da expectativa de vida, muitos destes treinos devem se destacar. Já para quem pretende melhorar a postura e ser mais flexível, a Yoga é uma ótima aposta.

Usufruir das possibilidades tecnológicas também está em alta e certamente tem grande contribuição na prática dos exercícios para 2019. Como em tantas outras áreas, sistemas inteligentes conseguem melhorar consideravelmente o rendimento dos atletas. Especialmente nessa área, a tecnologia Weareble é uma aliada, com dispositivos que favorecem a organização da rotina de treinos, incentiva a prática dia a dia, acompanha programas de perda de peso ou mesmo algum outro que o usuário tenha interesse, entre outras possibilidades. Alguns exemplos são os óculos, relógios e pulseiras.

Para a Slade Fitness, loja de artigos esportivos, é imprescindível que o praticante busque o acompanhamento de um profissional especializado na área. Só ele será capaz de fazer as devidas orientações, especialmente quando se tratar do uso de equipamentos e acessórios. “As lesões que ocorrem durante os treinos podem trazer sérias consequências, implicando na suspensão das atividades até que o membro afetado se recupere perfeitamente. Além de interromper o ritmo do praticante, dependendo da gravidade do ocorrido, ele pode não voltar a realizar as atividades com a mesma intensidade”, explica. Mesmo com todas as qualidades que os exercícios para 2019 possam apresentar, não se pode deixar de lado a maneira como eles serão realizados. Só assim o corpo conseguirá aproveitar realmente as vantagens que as práticas proporcionam.