Hipertensos no calor: por que nessa época deve-se redobrar o cuidado?

Pessoas já diagnosticadas com hipertensão sabem dos inúmeros cuidados que são importantes para se viver bem e sem maiores danos à saúde. Ficar atento aos ingredientes utilizados nos alimentos feitos em casa ou mesmo observar o preparo daqueles ingeridos na rua é umas das principais recomendações dos especialistas, sem deixar de lado a prática de exercícios físicos. Mas você sabia que dependendo da estação do ano os hipertensos devem ficar ainda mais em alerta? O verão, devido às altas temperaturas altera a pressão arterial, que apresenta uma queda diante da vasodilatação, que nada mais é do que o aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos. Assim sendo, esse é o momento em que os cuidados devem ser redobrados para evitar mal-estar, especialmente em idosos que sofrem com a mudança repentina da dinâmica do sangue no corpo.

De acordo com o Jornal da USP, o que ocorre para que os hipertensos precisem ficar em alerta no verão é que os dias quentes aumentam a probabilidade dos eventos cardiovasculares, pois a subida brusca de temperatura pode desencadear uma resposta cardiovascular. Além disso, ela também precipita uma crise em quem já apresenta fatores de risco, aumentando inclusive o risco de infarto. Os principais sinais de alerta, que devem levar o paciente a buscar o pronto-socorro, são a tontura e a palpitação.

A Slade Fitness, loja de equipamentos esportivos, orienta que os hipertensos não deixem de lado a prática de exercícios físicos, uma vez que ela é essencial para minimizar os sintomas e proporcionar qualidade de vida. Embora essa seja uma ação importante, os medicamentos não devem ser cessados. O uso contínuo mais do que nunca deve permanecer da mesma forma, especialmente durante a manhã, período em que a pressão tende a aumentar rapidamente. Ter um sono de qualidade também deve estar na lista de prioridades, o que é possível alcançar com a prática de exercícios, evitando comer muito à noite e diminuindo o uso do celular antes de dormir.

Caso precise de algum acessório para te ajudar nas atividades físicas, consulte a loja virtual da Slade e adquira o que lhe for mais conveniente. Outra recomendação importante aos hipertensos é buscar sempre a orientação de um profissional especializado para não sofrer lesões e realizar as atividades de acordo com os devidos limites e capacidades.