Kettlebel: Saiba o que é, como usar e os benefícios deste equipamento

Emagrecer e tonificar o corpo com um único treino? É o desejo de muitos que praticam atividades físicas e querem alcançar o corpo ideal. Apesar de parecer impossível ou milagre, isto é possível com o kettlebel. Não conhece este equipamento? Ele é basicamente uma bola de peso com uma alça, que desde 2009 vem ganhando espaços nas academias em treinos funcionais e de crossfit, graças a variedade de movimentos permitidos e os benefícios da sua utilização. Inspirado na antiga Grécia, período no qual eram utilizadas pedras de tamanhos e formas variadas nos exercícios, este equipamento trabalha todo os grupos musculares. Se interessou? A Slade Fitness separou mais alguns detalhes sobre este item para te ajudar a entender melhor o que é, como funciona e os benefícios. Confira!

 

O que é?

Um acessório criado na Rússia para treinamento físico no século 18, o nome complicado refere-se a uma bola oca de ferro/aço com uma alça do mesmo material por onde é segurada. O peso, geralmente, varia entre 4 e 48 quilos. Possui uma diversidade imensa de exercícios possíveis e muitas vezes é utilizado no lugar dos halteres. Você pode dedicar uma aula inteira a ele ou inserir em outras aulas – como a ginástica localizada ou funcional.

 

Como funciona

O treinamento com kettlebel é ideal para aqueles que buscam condicionamento físico e definição muscular. Com diversas possibilidades de exercícios, existem academia que possuem aulas específicas somente para a utilização deste equipamento. Porém o mais comum, é que ele seja utilizado em treinamentos funcionais e crossfit, modalidade que está em alta e alavancou ainda mais o item.

Com as cargas mais variadas, o equipamento pode ser usado por todos, desde os iniciantes até os atletas de alto nível. Basta encontrar a intensidade e peso ideal para o seu condicionamento físico.

 

Benefícios

– Aumento de massa muscular

– Queima de gordura localizada

– Emagrecimento

– Ganho de resistência física

– Melhora no condicionamento físico

– Tonificação e definição das pernas, glúteos e braços

– Fortalecimento lombar

 

Como fazer

Os treinos funcionais devem ser realizados no mínimo três vezes na semana, em aulas de 30 a 60 minutos, de acordo com seu objetivo e carga utilizada. O indicado é que o treinamento seja intercalado com outras modalidades como aulas de aeróbico, corrida, yoga, pilates, dança, bicicleta ou até mesmo a musculação.

Que tal começar agora a praticar? Confira as opções de kettlebel disponíveis no site da Slade Fitness e adquira já o seu. Não perca esta oportunidade.