Musculação é alternativa para reduzir fatores de risco para a saúde

Os exercícios e atividades físicas no cotidiano de qualquer pessoa são muito importantes, não só por necessidades estéticas, como também de saúde. Manter funcionando perfeitamente todos os sistemas do corpo, permitir que o metabolismo seja acelerado e fortalecer músculos é necessário para que se tenha uma vida mais saudável, sendo a musculação uma dessas alternativas. Atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física suficiente e justamente por isso, a instituição lançou um plano de ação global, a fim de estimular a atividade física entre 2018 e 2030. A ideia é orientar os países a realizar atividades que reduzam o sedentarismo em até 15%, estimulando pessoas de todas as idades. Independentemente da prática escolhida, é importante que se tenha em mente como essa mudança de hábito pode melhorar consideravelmente os exames e o condicionamento físico.

A musculação, além de fortalecimento, possui grande contribuição para a redução de fatores de risco e por isso se destaca atualmente. Porém, a escolha do tipo de exercício a ser realizado varia de acordo com as necessidades de cada pessoa, bem como das limitações que possuem. Nem sempre ela é recomendada para qualquer um, sendo preciso realizar exames médicos preliminares para que a prática seja iniciada com segurança. Além disso, considerar a satisfação em realizar a atividade escolhida é interessante para que se tenha estímulo para continuar. Caso a preferência seja pela musculação, os benefícios estão relacionados ao aumento da força e da massa muscular, um dos principais objetivos dos praticantes, mas também tem grande relevância na redução de diversos fatores de risco para a saúde cardiovascular.

A obesidade, causada por um conjunto de alimentação inadequada e sedentarismo, favorece o surgimento de uma série de doenças que podem causar graves consequências no futuro como diabetes e hipertensão. Para as pessoas já diagnosticadas com essas doenças, os exercícios são fundamentais para que elas não se agravem, enquanto por outro lado, passar a fazer musculação é uma ação preventiva. Embora os exercícios sejam importantes, a medicação não pode ser deixada de lado, caso a pessoa faça uso de alguma, pois se trata de uma alternativa complementar e não substitutiva.

A Slade Fitness é uma loja especializada em artigos esportivos produtos e reforça a importância de utilizar os equipamentos corretos para aperfeiçoar os treinos. “Os profissionais formados na área de educação física sabem exatamente como orientar os alunos nas práticas de musculação, que envolvem uma série de exercícios realizados com os devidos acessórios. Isso reflete em um treino de qualidade, sempre respeitando os limites e auxiliando na superação dos desafios”, aponta. Equipamentos novos, em um estado de conservação e que garantam a segurança do praticante são itens indispensáveis no momento da escolha de uma academia de musculação, ou seja, o preço não deve ser o único atrativo.

A musculação auxilia no controle de fatores de risco para o coração, pois o ganho de força e de massa muscular, faz com que a sobrecarga seja menor, mesmo com os esforços do dia a dia. Além disso, ela ajuda na disposição, melhorando o condicionamento físico e influenciando na perda de calorias. Antes de dar início a esse tipo de prática, a recomendação é procurar atentamente profissionais e academias qualificadas para prestar o serviço, de modo que os exercícios tragam reais benefícios.