Não sabe quais exercícios praticar? Conheça os benefícios das lutas!

Praticar atividade física nem sempre é uma tarefa muito fácil, ainda mais quando não se tem o hábito. Porém, exercitar o corpo é necessário, por uma série de questões comprovadas cientificamente. Além da perda de peso, acelerar o metabolismo auxilia no tratamento e na prevenção de doenças, na qualidade do sono, e no combate ao estresse. Diante desses incentivos, todos deveriam realizar exercícios periodicamente, que não precisam necessariamente ser à base de musculação. Embora essa seja a prática mais comum, existem outras alternativas, justamente para que não se tenham desculpas para ficar em casa. Buscar algo prazeroso pode ser a saída, e muitos se identificam com as lutas, que trazem muitos benefícios.

Independente da modalidade, qualquer arte marcial possui o potencial de explorar as habilidades dos praticantes, além de garantir todas as outras vantagens da prática de exercícios físicos. As técnicas ensinadas pelos professores ou mestres, devem sempre respeitar os limites de cada aluno, mas sem deixar de estimular as capacidades de flexibilidade, agilidade e coordenação motora, bem como, fortalecer os músculos, aguçar os sentidos, e melhorar os reflexos. Várias são as modalidades de lutas existentes, e elas podem ser praticadas não só como um mero exercício, mas também como um esporte a ser disputado, inclusive, em olimpíadas.

Como em qualquer outro esporte, seja qual for a modalidade de luta escolhida, existem regras a serem seguidas, que ajudam o competidor a ter disciplina, dentro e fora do tatame. De modo geral, elas têm como intuito garantir uma disputa justa, além de organizar a condução das ações, e são essenciais, igualmente as tantas outras regras, às quais as pessoas são submetidas todos os dias. As artes marciais ainda ajudam na perda de peso e estimulam os alunos a seguirem hábitos saudáveis, de alimentação e sono, já que eles influenciam diretamente no rendimento. Como ninguém quer ficar em desvantagem, a consciência de evitar os excessos se torna ainda mais presente.

Para praticar as lutas, são necessários alguns acessórios, que garantem segurança e melhoram o desempenho. Não só as academias, como também os alunos precisam estar equipados, como destaca a Slade Fitness, loja de equipamentos e artigos esportivos. “A responsabilidade do local que está disposto a oferecer as aulas, é ofertar equipamentos para os treinos, como tatame, por exemplo, além da estrutura de bebedouros e banheiros. Já para os alunos, a obrigação é com o uniforme e acessórios pessoais, como as luvas”, conta.

Outra vantagem das lutas é que, no geral, não há limitações de idades, condicionamento físico ou gênero, todo mundo pode praticar, desde que não possua restrição médica. Por falar nisso, consultar-se com um médico antes de iniciar qualquer tipo de atividade é necessário. Só assim, serão avaliadas as capacidades, para que a prática não comprometa a saúde, em especial das pessoas portadoras de doenças crônicas. Após passar em consulta e conseguir um atestado, caso o médico faça alguma orientação, ela deve ser passada para o professor, já que o treino possivelmente tenha que ser adaptado.