Rotina de treinos não deve ser cessada no fim do ano, entenda o porquê

Em 21 de dezembro é comemorado o dia do atleta, decretado durante o governo do ex-presidente do Brasil Jânio Quadros, por meio do decreto nº 51.165, de 8 de agosto de 1961. Seu intuito nada mais é do que fazer uma homenagem às pessoas que se dedicam a algum esporte, seja por hobbie ou para garantir qualidade de vida. Mas, para que um atleta alcance os objetivos esperados é necessário estabelecer uma rotina de treinos e exercícios. Com o corpo já adaptado a essas atividades, se dar umas férias pode prejudicar a posterior retomada. Por isso, em especial para os atletas, sejam eles amadores ou profissionais, essa não deve ser uma opção. Embora as festas de fim de ano atrapalhem um pouco a prática, ela pode até ser reduzida, mas de forma alguma cessada.

Para os atletas profissionais, geralmente no último mês do ano as competições já não ocorrem mais, com exceção da São Silvestre. É importante dar esse tempo de pausa nas disputas de alto nível e que exigem muito do físico, mas a rotina de treinos não só pode como também deve continuar. Além de já começar o preparo para a próxima temporada, essa é uma maneira de não perder todo o condicionamento físico já conquistado com muito suor no decorrer do ano. Por outro lado, os que são considerados amadores também devem se preocupar com isso, ainda mais se ser profissional for uma das metas.

O perfil do atleta é importante que ser levado em consideração, como ressalta a Slade Fitness, loja de equipamentos e artigos esportivos. “Caso se trate de uma pessoa em nível profissional, que participa de uma série de campeonatos, a recomendação é não deixar a rotina de treinos de lado, até para não correr o risco de os exageros de fim de ano atrapalharem a carreira. Já os atletas amadores conseguem ter uma flexibilidade maior e dar uma pausa ao menos nos feriados”, orienta.

Alimentação saudável e noites bem dormidas são essenciais para a manutenção do condicionamento físico. É natural que em meio à fartura das festas de fim de ano muitos saiam da dieta, inclusive no que se refere à ingestão de bebida alcoólica. Sendo assim, as principais dicas são hidratar-se bastante, procurar descansar um pouco mais no dia seguinte e evitar o exagero. É importante ter cuidado para não tentar perder as calorias a mais de forma muito rápida, pois é necessário respeitar os limites do corpo.

Mesmo esse não sendo o modelo recomendado, caso o atleta opte por realmente pausar o treino no fim do ano, a retomada deve ser gradual, já que o corpo irá perder o ritmo e precisará se readaptar. Isso envolve o tempo de duração e também os equipamentos a serem utilizados, ou seja, uma dica interessante para esse período é adaptar o treino. Não é necessário seguir a rotina de treinos de todos os dias, sendo que atividades alternativas como corrida, caminhada e natação já têm grande contribuição.