Treinamento funcional: Entenda como funciona e os benefícios da prática

Com a correria do dia a dia muitas pessoas não dispõe de tanto tempo para se exercitar, tanto para manter a saúde em dia quanto para perder uns quilinhos para se sentir confortável. Foi pensando nestas pessoas que os treinos funcionais foram desenvolvidos, com exercícios focados exatamente no que o aluno precisa ou deseja.

Como funciona

Nem todos precisam dos mesmos exercícios, visto que nem todos fazem exercícios pelo mesmo motivo. Muitos precisam manter a saúde do coração, outro diminuir o stress ou melhorar a depressão, etc.

O treino funcional será de exercícios específicos para o objetivo de cada pessoa, com diferentes sequências com várias bases e equipamentos diversos. Para os que não gostam de repetir exercícios esse é o melhor tipo de treinamento, pois os exercícios dificilmente serão repetidos. Desse modo, a queima de calorias será mais rápida, prática e divertida.

Esse tipo de exercício é mais prático e pode ser feito em qualquer lugar, então não é preciso ir até a academia para praticá-los.  Outro tipo de treinamento na mesma linha é o beach training, os quais são feitos ao ar livre na praia. Assim o treinamento fica mais agradável, sem ter que ficar preso dentro de um prédio se exercitando, além da bela vista do mar. No entanto, se a pessoa nunca fez esse tipo de exercício, é bom estar acompanhado de um profissional, este te ajudará a praticar sem que risco de se machucar.

Tipos de treinamento

Há muitos tipos de treinamento funcional. Na verdade, qualquer sequência de exercícios pode ser feita nesse caso como estabilização dos ombros e tronco, extensores de quadril, entre outros. Há aparelhos que ajudam a aumentar a flexibilidade e coordenação motora. Steps, extensores elásticos, bastões, bolas e pranchas são ótimos para quem quer esse tipo de resultado.

Apesar de ser aconselhado o acompanhamento de um profissional na hora dos exercícios, não é necessário ir a uma academia, um personal trainer pode ajudar no conforto de casa. Assim, a pessoa pode comprar os próprios aparelhos, cor e design que desejar. No site da Slade Fitness é possível encontrar diversos produtos específicos para o treinamento funcional que se encaixam melhor a o que a pessoa precisa para se exercitar.  Confira e comece logo a se exercitar!