Treino e bebida: veja porque não se deve praticar exercício após beber

Você sabia que a ressaca pode interferir negativamente no seu treino? Se exagerou na bebida, é melhor esperar um pouco para voltar a realizar as atividades de costume, já que os benefícios dos exercícios não serão os mesmos. Ou seja, treino e bebida não combinam, porque o corpo estará processando o álcool e terá dificuldade em absorver tudo aquilo que o treino pode proporcionar.

Com o sentimento de culpa por ter saído da dieta, muitas pessoas buscam a exaustão nas atividades do dia seguinte, mas é importante estar ciente de que os resultados esperados podem não ser alcançados, além de que o corpo pode ficar sobrecarregado. Como o álcool é capaz de mudar o funcionamento do corpo, questões como o sono, a desidratação e a vulnerabilidade a lesões, podem estar presentes de maneira intensa, desfavorecendo o seu rendimento. Isso faz com que treino e bebida não sejam parceiros e por isso, devem ser evitados.

Treinar após ter ingerido bebida irá piorar a desidratação do corpo, por mais que a água seja ingerida durante todo o tempo. Dependendo da quantidade de álcool consumida, a probabilidade dele ainda estar no corpo no dia seguinte é muito grande e isso tornará o desempenho mais fraco. Outro fator que possui forte influência na relação entre treino e bebida é o efeito colateral da falta de coordenação. Extremamente perigoso, especialmente se o praticante pretende realizar levantamento de peso, o esforço pode ainda forçar muito os músculos, o que não é interessante.

A principal recomendação é evitar treino e bebida, ou seja, dar um dia de folga ao corpo após os excessos. Mas para não desamparar os praticantes que não conseguem ficar totalmente longe dos exercícios, a Slade Fitness, loja de artigos esportivos, passa algumas orientações. A primeira indicação é realizar atividades com impactos reduzidos, alguns exemplos práticos são alongamento e natação. Outra dica muito importante é se manter hidratado durante o dia todo, para que o corpo possa recuperar mais rápido. Depois de restabelecer o ritmo normal, não deixe de consultar os itens comercializados pela Slade e qualifique ainda mais o seu treino.