Treinamento funcional emagrece e favorece o ganho de massa muscular

Com o aumento da preocupação com a saúde e bem-estar físico, uma das modalidades que mais crescem nas academias é o treinamento funcional. Realizado sem os tradicionais aparelhos da academia, este treinamento é praticado com o apoio de pesos leves, cabos elásticos e bolas. Porém este não é o maior diferencial, diferente da musculação, esses exercícios trabalham todos os músculos do corpo de forma integrada imitando movimento simples do dia a dia. O funcional torna mais eficientes as funções do nosso corpo, como equilíbrio, flexibilidade, potência, coordenação motora, agilidade e força. O resultado é um corpo equilibrado, forte e pronto para enfrentar desafios e resistente a lesões.

Com pouca carga, os exercícios do treinamento funcional exigem extrema dedicação do seu corpo. O condicionamento físico é testado a cada aula, impondo evolução e superação todos os dias. Agachamentos, corridas, circuitos, flexões e abdominais são a base dos treinos, porém as suas variações e infinitas combinações afastam a monotonia, repetições chatas do mesmo treino são coisas do passado para os praticantes desta modalidade.

Cada aula de treinamento funcional tem um gasto calórico médio de 800 calorias, variando de acordo com a intensidade dos exercícios. Para aqueles que desejam perder peso, o programa de exercícios pode ser elaborado com este foco, envolvendo maiores estímulos aeróbicos como saltos, deslocamentos e treinos intervalados. Pesquisas recentes mostram que os estímulos causados pelo treino intervalado de alta intensidade são mais eficientes na queima de gordura.

Além disso, esta modalidade possibilita o aprimoramento da flexibilidade, equilíbrio, correção de postura e aumento de massa muscular. Ótimos benefícios para uma única atividade né? E se você ainda conquistasse aquele abdômen definido? Um dos objetivos do pilates é o fortalecimento do core, o centro de força do corpo, que abrange o abdômen, quadril e lombar. Assim todos os exercícios, mesmo que você não perceba, estão trabalhando esta área.

Para diversificar as aulas, o uso de diferentes instrumentos é vantajoso. Cones, steps, bolas, cordas, elásticos, tornozeleiras, anilhas, halteres, entre outros, podem ser adquiridos em lojas de materiais esportivos como a Slade Fitness e ampliar os resultados do seu treinamento.