Dia da mulher: Os benefícios da atividade física para a saúde das mulheres

Hoje é dia de relembrar toda a luta por direitos sociais das mulheres. No esporte não foi diferente, as mulheres tiveram que romper barreiras para conquistar seu espaço de direito. Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, nada melhor do que falarmos sobre a prática de esportes, exercícios físicos regulares e seus benefícios para a saúde da mulher.

Há tempos atrás, no berço de nossa cultura ocidental, as mulheres não podiam sequer assistir às competições, e participar era um sacrilégio. Havia um mito de que o corpo feminino, sensível demais, padeceria sob esforço. Hoje, mesmo ainda havendo alguns preconceitos, o mundo esportivo está muito mais aberto.

As mulheres tem cada vez marcado mais presença nos parques , quadras poli-esportivas, ringues, tatames, academias e onde mais for possível desfrutar das vantagens da atividade física, inclusive no conforto do lar. É sempre bom reafirmarmos que o o Estilo de Vida Fitness  e Esportivo vai muito além do que lutar pela estética ideal ou simplesmente apenas competir, hoje já temos ciência que outros benefícios se manifestam no organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, especialmente para a mulher.

Seguem alguns dos benefícios:

Regulariza o ciclo hormonal:

A produção de endorfinas, advinda do exercício aeróbico, resulta na sensação de bem estar, além de regularizar o ciclo hormonal na mulher. Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, menos cólicas menstruais, menos efeitos relacionados à TPM, como por exemplo dores nas mamas antes da menstruação e alterações de humor. Outros efeitos positivos são a maior facilidade de engravidar, além do aumento da libido.

Reduz o risco de câncer de cólon

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 18.980 mulheres terão câncer de cólon em 2018 no Brasil. A boa notícia é que a atividade física regular também pode reduzir em até 50% o risco de desenvolver a doença, conforme publicação no Iranian Journal of Public Health.

Colabora para diminuir os sintomas da depressão

Os sintomas da depressão podem ser minimizados por meio de exercícios simples, como a caminhada. Um estudo publicado no Primary Care Companion do The Journal of Clinical Psychiatry mostrou que mulheres que caminharam de 20 a 40 minutos, três vezes por semana durante seis semanas mostraram uma redução nos sintomas depressivos em comparação ao grupo de mulheres que continuaram sedentárias. Ou seja, a atividade física pode ser uma aliada no combate à depressão.

Melhora a qualidade de vida depois do tratamento contra câncer de mama

Exercitar-se com regularidade após o tratamento contra câncer de mama melhora a função cardiorrespiratória e a força muscular, de acordo com um estudo publicado no Dove Press. O trabalho também mostra que a atividade física é capaz de reverter os efeitos colaterais negativos causados pelo tratamento.

Alivia os sintomas da menopausa

Um estudo publicado no periódico científico Maturitas mostrou que a falta de atividade física não deixa apenas a saúde feminina em risco durante a menopausa, mas também pode aumentar os problemas. A pesquisa apontou que o exercício físico é importante para diminuir os sintomas indesejáveis dessa fase da vida e que pode ser considerada como uma forma de terapia. Praticar alguma atividade física diariamente, portanto, é recomendado por médicos e faz um bem enorme à saúde da mulher. Inclusive já fizemos um artigo completo dizendo que na menopausa, investir em qualidade de vida ajuda a viver mais.

Estes são apenas alguns dos benefícios, não deixe de investir em você sempre é tempo para começar sua rotina saudável. Lembrando que a Slade Fitness oferece diversos equipamento com ótima qualidade e preço acessível.