Artes marciais: Confira os benefícios destas modalidades ao corpo

Boxe, muay thai, kung fu, jiu jitsu, judô. Artes marciais que até pouco tempo eram dominadas por homens tem um espaço cada vez maiores para as mulheres. Incentivadas pelos benefícios dessas modalidades, as mulheres buscam academias que ofereçam a prática de lutas e deixam de lado aulas voltadas ao público feminino. Independente da modalidade de artes marciais, elas podem proporcionar muitos benefícios a sua saúde, ajudam a ficar em forma, aliviam o estresse e ainda contribuem para a coordenação motora. Que tal começar a praticar? Confira agora os benefícios que estão levando homens e mulheres às academias atrás das diversas modalidades de luta.

Fortalecimento muscular

Embora os movimentos não sejam realizados com foco na hipertrofia, os exercícios realizados auxiliam no processo de definição e fortalecimento dos músculos. Nas artes marciais, músculos das pernas, braços e abdômen são trabalhados a todo momento, assim aqueles que não gostam de repetições de exercícios isolados tem a chance de trabalhar todos os músculos por igual e ao mesmo tempo.

Alívio para as dores nas costas

Quem trabalha diversas horas sentado, normalmente tem muitas dores nas costas e ombros e a prática de lutas pode ajudar a diminuir este incômodo. O fortalecimento da região do abdômen e músculos do core promove maior estabilidade da coluna e equilíbrio do corpo, diminuindo as dores nestas regiões.

Combate ao estresse

Na correria do dia a dia, o estresse e a ansiedade se tornaram algo comum. As aulas de lutas são ótimas aliadas para aliviar os sintomas de ambos ao eliminar a energia guardada e restabelecer a calma e equilíbrio. Aproveite a aula para descontar toda a raiva, frustração e demais sentimentos ruins, mas fique atento para não tornar este momento em algo agressivo, este não é o foco das artes marciais.

Controle do peso

O gasto calórico das aulas pode chegar a 700 calorias em apenas uma hora. Todo este resultado é possível graças aos movimentos de simulação de lutas e também aos aquecimentos nos quais os praticantes correm, saltam, fazem polichinelos e abdominais. E ainda mais, de acordo com uma pesquisa americana, atividades intensas como as lutas, que levam todo o oxigênio pelo corpo prolongam a queima de energia até 14 horas após o término da atividade.

Melhora a concentração

Estas aulas não estimulam somente o corpo, para realizar os movimentos de luta, o cérebro é constantemente estimulado, o que melhora a memória, capacidade de planejamento e a concentração. Para aqueles que procuram mais foco nas tarefas diárias e menos esquecimentos, ir às aulas de luta pode ser uma boa alternativa.

Que tal começar agora mesmo a praticar alguma arte marcial? Na loja virtual da Slade Fitness você pode encontrar diversos materiais que irão te auxiliar durante os treinos. Não perca esta oportunidade, confira agora!