Conheça os benefícios de pular corda em qualquer fase da vida

Praticar exercícios físicos é fundamental para a manutenção do corpo. Mesmo que a rotina agitada de trabalho e atividades cotidianas dificultem uma prática regular, dispensar um tempo para se dedicar à saúde do corpo é necessário. Para as pessoas que exercem funções em que é preciso ficar muito tempo em pé ou sentado, aos poucos, dores musculares começam a aparecer. Elas sinalizam a necessidade de fortalecer os músculos e os preparar para se submeter a longos períodos em determinadas posições. Não só nesses casos, como também para estimular outros membros do corpo, pular corda pode ser uma opção interessante, que requer poucos recursos e traz um bom resultado.

Além dos benefícios para a saúde, pular corda é uma atividade prazerosa, inclusive por remeter às brincadeiras clássicas da infância. Aquilo que parecia apenas divertimento, desde sempre serviu de estímulo para o desenvolvimento da criança, como nas atividades motoras. Todos esses aspectos são refletidos na vida adulta, momento em que a prática de pular corda beneficia o corpo como um todo, no fortalecimento dos músculos e estímulo do cérebro, para otimizar a sincronização dos movimentos.

Embora o esforço para girar a corda parece beneficiar apenas as mãos e os punhos, os ombros e as costas possuem uma importante função. Os ossos, por exemplo, são beneficiados a partir do impacto, que aumenta a densidade óssea das pernas e da metade inferior da coluna vertebral. Pular corda pode ser parte do aquecimento de um treino e ainda contribuir para a perda de calorias, uma das maiores vertentes. Para praticar, é necessário possuir a corda e usufruir de um espaço, que não precisa ser tão grande.

A Slade Fitness, loja de equipamentos e artigos esportivos, alerta que procurar um acompanhamento especializado, faz com que a atividade exercida seja realizada de maneira correta, evitando que a prática inadequada provoque danos futuros. “A variedade de cordas existentes permite que várias sejam as práticas possíveis. Cabe ao personal trainer orientar o praticante sobre qual o modelo mais adequado”, reforça. A intensidade também deve ser controlada pelo profissional, uma vez que cada pessoa possui um limite de ritmo cardíaco, que deve ser respeitado.

Esse acompanhamento se faz necessário, justamente para que sejam repassadas algumas recomendações e feito um acompanhamento da evolução do treino. Aos poucos, outros elementos podem ser agregados à prática, melhorando as condições físicas do praticante. Realizar uma avaliação prévia é importante, pois nem todas as pessoas estão aptas a pular corda. Quando se estiver muito acima do peso ou possuir limitações nos pés, o uso da corda pode ser readaptado para o auxílio em outras atividades.

Desde que se esteja apto, pular corda ajuda a combater a celulite e a osteoporose; traz mais agilidade ao corpo; melhora o sistema cardiovascular e contribui no fortalecimento dos músculos, em especial os da coxa, canela e panturrilha. Pular corda pode ser a prática agradável que abrirá portas para outros exercícios, e inserir o hábito aos poucos no dia a dia garante muitos benefícios.