Por que fazer alongamentos regularmente é tão importante? Confira!

Mesmo com toda a divulgação sobre os benefícios dos exercícios físicos é comum que muitos se perguntem o porquê de se alongar ou praticar atividades físicas. A prática de exercícios deixa o corpo mais saudável, além de diminuir o risco de qualquer tipo de lesão e melhorar o metabolismo. No entanto muitos não dispõem de tempo para fazerem longos exercícios, dessa forma ou pulam etapas importantes como o alongamento ou acabam por não fazer nenhum.

Os alongamentos podem ser feitos a qualquer hora e não é preciso muito esforço para executá-lo, seu principal resultado é aumentar a flexibilidade nos músculos, para que assim o corpo consiga aumentar a movimentação das articulações. Dessa forma o corpo ganha elasticidade e agilidade, que melhoram o funcionamento do corpo. Esse tipo de exercício costuma reproduzir movimentos que realizamos no dia a dia preparando o corpo para a realização dos mais diversos tipos de exercícios. O alongamento é essencial para os atletas iniciantes, pois faz com que o corpo fique mais flexível e suporte a realização dos outros exercícios.

Os grandes benefícios para quem faz o alongamento são a diminuição do estresse, auxílio no relaxamento mental, redução de encurtamento muscular, redução da tensão muscular, melhora na circulação sanguínea, preparação do corpo para exercícios mais pesados, redução do risco de lesões, melhora na coordenação motora, prevenção de problemas de postura, aquecimento do corpo para uma atividade mais pesada e diminuição das cólicas menstruais.

Há quatro tipos comuns de alongamentos: O passivo, que é feito com a ajuda de um parceiro, o dinâmico, que consiste em um alongamento mais intenso. Já o estático trabalha o alongamento com o corpo parado e o específico trabalha com movimentos que ajudarão em casa situação, tipo muito usado por jogadores de futebol. Alongar o corpo é fácil, basta ficar apenas 30 segundos em uma posição confortável para relaxar o músculo, não se esqueça que o alongamento deve ser feito com calma.

Os alongamentos podem ser feitos por qualquer pessoa, desde que tenham os materiais e orientação corretos. A Slade Fitness trabalha exclusivamente com materiais esportivos e acessórios para academia e possui uma linha incrível para alongamento, acesse a nossa loja virtual e confira os melhores produtos!